Variáveis no PHP (PARTE 1)
Olá galera, hoje o post é sobre variáveis no PHP. Primeiro vamos ao conceito básico de variável.
Variáveis são contêineres (blocos), utilizados para, temporariamente, armazenar valores. Estes valores podem ser números, texto ou dados muito mais complexos. Abaixo vemos os tipos de variáveis que o PHP possui:
Variáveis Escalares (De um único valor)
- Booleano (True/False);
- Inteiro (Números inteiros: 1, 2, 45, 67...);
- Ponto flutuante (Decimais "números quebrados": 1.2, 0.333, 55.8, 45.9...);
- Cadeias (Caracteres);
Variáveis Não Escalares (Vários Valores)
- Matrizes (Falaremos de Matriz em um post separado);
- Objetos;
Existe também mais recursos para interação com o banco de dados (NULL é um tipo especial, que não possui valor). Quando postarmos algo interagindo com o banco de dados, vamos ver como essa variável funciona.
No PHP seja qual for o tipo de variável que você está criando, ela sempre deve ser precedida de dólar($).
Exemplo:
$n1; //(Antes de n1 (que é o "nome" da variável) temos o sinal $, assim como em $n2, e $soma).
$n2;
$soma;
O nome da variável pode conter uma combinação de cadeias(caracteres), números e sublinhados.
Exemplo:
$soma_salario;
$soma_salario2;
O primeiro caractere depois do sinal de $(dólar) deve sempre ser uma letra ou um sublinhado e não um número.
Exemplo:
$2variável; //(Forma incorreta)
$2variável; //(Forma incorreta)
$variável2; //(Forma correta)
$_2variável; //(Forma correta)
$_variável2; //(Forma correta)
Nomes de variáveis em PHP fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas, essa é uma regra muito importante.
Exemplo:
$name;
$Name;
A variável $name NÃO é a mesma coisa que a variável $Name, uma começa com letra minúscula e a outra com letra maiúscula.
Presumindo que você já tenha lido o post da instalação e configuração das ferramentas do PHP, vamos tentar alguma coisa!
- Crie uma pasta chamada exemplo1 e mova para a pasta onde ficam os arquivos do seu servidor local (Geralmente a pasta fica no diretório raiz de seu sistema: C:\wamp\www se você estiver usando o wamp), mova a pasta exemplo1 para essa pasta(www):
- Com seu servidor local ativo, abra seu editor de textos: Dreamweaver, NetBeans, PHP Editor, bolco de Notas, etc.
- Em seu editor de textos crie um novo arquivo, e digite o seguinte código:
- <?php
- $titulo = "<h1>Testando tipos de variáveis no PHP</h1>";
- $sub_titulo = "<h2>Essa variável é do tipo cadeia, contém uma sequência de caracteres!<h2/>";
- echo $titulo;
- echo $sub_titulo;
- ?>
O código acima, gera nada mais do que uma simples exibição dos textos que foram atribuídos como valores para as variáveis $titulo e $sub_titulo.
Agora salve o arquivo com o nome de exemplo1.php dentro da pasta exemplo1 (que deverá estar localizada dentro da pasta do servidor local).
Para testar o código, abra seu navegador e na sua url digite localhost ou o endereço de Ip 127.0.0.1, se tudo estiver configurado corretamente, você deverá ver essa tela:
Procure pela pasta que você criou (exemplo1) e de 2 cliques, nela deverá estar o arquivo exemplo1.php que acabamos de criar e editar. A tela onde o arquivo aparece deve se parecer com essa:
Clique no arquivo exemplo1.php e teste-o no navegador em seu servidor local. Se tudo ocorrer bem o resultado será este:
Pronto, os valores que foram atribuídos as variáveis de nosso programa estão sendo exibidos na tela do navegador, ou seja, o servidor conseguiu interpretar toda a informação (código), e "devolveu" isso para o usuário.
Explicando o Código:
- Na linha1 temos o começo do códio: <?php, basicamente significa que tudo o que escrevermos abaixo desse texto será interpretado pelo servidor que tenha suporte ao PHP;
- Na linha2 temos a variável $titulo que está recebendo o texto: "<h1>Testando tipos de variáveis no PHP</h1>" (No PHP o "sinal" de =(igual) significa atribuição, ou seja, a variável $titulo está recebendo um valor, que no caso é uma cadeia, uma sequência de caracteres que formam o texto que é exibido na tela quando o arquivo é executado no servidor. Para igualdade (comparação), usamos o sinal de = (igual), precedido de outro sinal de = (igual), assim para compararmos uma variável com a outra dentro de uma condição usamos o operador de igualdade == (igual precedido de igual, sem espaço) );
- Na linha3, acontece exatamente o que acontece na linha2. A variável $sub_titulo está recebendo o texto: "<h2>Essa variável é do tipo cadeia, contém uma sequência de caracteres!<h2/>";
- Na linha4 estamos "exibindo" o conteúdo atribuído a variável $titulo. De acordo com o manual do PHP: echo() não é uma função atualmente (construtor da linguagem) então não é obrigatório usar parênteses. echo() (diferente de outro construtor da linguagem) não se comporta como uma função, então ele nem sempre é usado no contexto de uma função. Sendo assim, se você quer passar mais de um parâmetro para echo(), os parâmetros não precisam estar entre parênteses. Vamos tentar resumir isso um pouco da forma mais informal possível: echo funciona da mesma maneira que "escreve" no algoritmo, ou seja, se uma variável contem algum valor, depois que ela é lida, echo vai exibir esse valor;
- Na linha5 ocorre exatamente a mesma coisa da linha4;
- Na linha6 fechamos a tag de abertura do PHP (?>).
Uma coisa interessante é que no PHP, as tags em HTML são tratadas como Strings, e assim podem também ser interpretadas pelo servidor. Na linha1 e na linha2 usamos as tags <h1> e <h2>.
Outra coisa é que no final de cada linha de código, no PHP terminamos uma instrução com (;) ponto e vírgula, exceto em alguns casos, mas isso, é mais adiante, nos próximos posts!
Agora tente uma coisa, crie as variáveis com diferentes nomes, letras maiúsculas, números, e sublinhados. Crie mais linhas de texto e exiba.
Tente criar uma variável de forma incorreta, com um número logo após o sinal de $(dólar), ou até mesmo sem o sinal de $ na frente e veja o que acontece!
Valeu galera, espero que esse artigo tenha sido de bom proveito. Críticas, sugestões, dúvidas, empréstimos(com juros de 30% HAUIHIAUHUIA), comentem aew que se possível respondo!!! FUIII´zzzzz....
Pow ai Dg ficou show, vamos levantar essa budega...
ResponderExcluirAbração Doido...
Vlw Paulinho, "Tamo Junto"!!!
ResponderExcluir